História da Marca
Achille Splendore
Descendente da família Splendore originada no século XVI da região italiana de Fagnano Castello. Nascido na Itália no século XIX, irmão do Comendador e Medico cientista Alfonso Splendore. Achille, cientista parasitólogo de fama Mundial formado em Ciências Agrárias. Um dos mais famosos estudiosos da plantação do Tabaco no mundo descobriu o fungo Oaspora nicotianae, que atacava os fumos fortes e as folhas em fermentação. Entre tantos trabalhos científicos, foi autor da obra “Sinossi descritiva e Icografia da semente do gênero nicotianae” publicada em dois volumes. Este trabalho foi tão importante que até hoje é uma referência para cultivadores e estudiosos do Tabaco. Foi convidado para assumir o cargo de Superintendente da área de Tabaco do Ministério da Agricultura do Governo Federal do Rio de Janeiro.
Glauco Splendore
Glauco Splendore, empresário aficcionado pela arte dos charutos, sonhava desenvolver o charuto perfeito, buscou consultar os maiores masterblends do mundo, e mesmo depois de muitas viagens e experimentos, ainda não havia encontrado o produto que reunisse todos os requisitos de qualidade e requinte que procurava.
A verdade é que os produtores reservavam os segredos e o acesso às suas melhores folhas para as marcas premium do mercado, ou suas marcas próprias.
Foi apenas em 2007, em uma conversa informal com um grande produtor de charutos, que Glauco Splendore mencionou o trabalho de seu antepassado, o biólogo Achille Splendore.
Neste momento, o herdeiro de uma das mais antigas fábricas de charutos da República Dominicana mudou completamente de atitude, as contribuições de Achille Splendore, mereciam ser homenageadas e, em um ato de nobreza, mandou que se abrisse o acesso aos seus estoques de matéria prima e suas melhores técnicas de fabricação artesanal empregadas apenas para marcas tradicionais do mercado.
A Marca de Charutos foi batizada em honra a este ilustre ancestral: Splendore!”